FAMÍLIA MANTOVAN – TERRA NOSTRA


PIETRO BATTISTA MANTOVAN nasceu em 9 de outubro de 1854 em Sant'Elena, Silea, Treviso, Veneto, Itália. Era filho de GIOVANNI BATTISTA MANTOVAN e MARIA FLORIAN, ambos naturais de Veneto, Itália. Casou-se com TERESA SECCO em 16 de setembro de 1883, em Silea, Treviso, Veneto, Itália. TERESA SECCO nasceu em 24 de outubro de 1858, em San Cipriano, Roncade, Treviso, Veneto, Itália. Era filha de DOMENICO SECCO e MARIA CHINAZZI, também naturais de Veneto, Itália.

PIETRO BATTISTA MANTOVAN e TERESA SECCO tiveram três filhos na Itália, todos nascidos em Sant'Elena, Melma, Treviso, Veneto, Itália:

PIETRO e TERESA, ambos com 28 anos, chegaram ao Brasil em 1º de março de 1887, a bordo do vapor “Poitou”, desembarcando no porto de Santos, SP. Eles estavam acompanhados de seus filhos LUIGIA MARIA MANTOVAN, de 7 anos, e GIOVANNI BATTISTA MANTOVAN, de 1 ano, além dos pais de PIETRO, GIOVANNI BATTISTA MANTOVAN, de 60 anos, e MARIA FLORIAN.

Na matrícula dos imigrantes em São Paulo, eles eram classificados como italianos, trabalhadores, vindos no vapor “Poitou”. Recebiam um auxílio financeiro de 85 mil réis para os adultos. As crianças e adolescentes recebiam metade desse valor, ou seja, 42.500 réis, enquanto os bebês recebiam metade do auxílio destinado às crianças, totalizando 21.250 réis. O destino deles seria "Lage", que, na verdade, era a estação de trem localizada em Santa Cruz das Palmeiras, onde foram trabalhar na lavoura de café. A estação de Lage foi inaugurada em 1881 como o ponto final da "Linha do Ribeirão Preto", que se conectava ao tronco ferroviário principal a partir de Casa Branca.

A filha italiana MARIANNA MANTOVAN não consta no livro de bordo, o que pode indicar que tenha falecido ainda na Itália. Até o momento, não encontramos nenhum registro de LUIGIA MANTOVAN no Brasil, seja de casamento ou de nascimento de algum filho, o que pode sugerir que tenha falecido jovem.

PIETRO BATTISTA MANTOVAN e TERESA SECCO tiveram três filhos na Itália. Além desses, tiveram outros filhos que nasceram no distrito de Santa Cruz das Palmeiras, Comarca de Casa Branca, São Paulo, Brasil.

  1. GIOVANNI BATTISTA MANTOVAN se casou com OZÍLIA CALEGARI em Casa Branca, com quem teve 12 filhos: Thereza Mantovani, Archangelo Mantovan, Maria Mantovan, Antonia Mantovan, Eloy Mantovan, Virginia Mantovan, Catarina Mantovan, Calixto Mantovan, Arnalda Mantovan, Francisco Mantovan, Jovina Mantovan e Candido Mantoan.
  2. AUGUSTA MANTOVAN casou-se com ANTONIO POLATTO em 14 de setembro de 1907, na cidade de TAMBAÚ, São Paulo. Juntos, tiveram os seguintes filhos:  Thereza Polatto, Amalia Polatto, Leopoldo Polatto, João Polatto, Santinha Polatto, Helena Pollatto e Domingos Polatto.
  3. JOSE MANTOVAN casou-se com THEREZA MAGGI em 21 de agosto de 1920, na cidade de Batatais, São Paulo. Juntos, tiveram os seguintes filhos:  Apparecida Mantovan e Adelaide Mantovan;
  4. JOSEFINA MANTOVAN casou-se com VITTORIO POLETTINI em 24 de outubro de 1914, na cidade de Batatais, São Paulo. Juntos, tiveram os seguintes filhos:  Angelina Mantovan;
  5. ANTONIO MANTOVAN casou-se com ELVIRA ANTONIA MORO POLETTINI em 05 de outubro de 1912, na cidade de Batatais, São Paulo. Juntos, tiveram os seguintes filhos:  Valentin Mantovan, Angelina Mantovan, Pedro Mantovan, Domingos Mantovan, João Mantovan, Giocondo Mantovan e Antonia Verônica Mantovan;
  6. FIORI MANTOVAN casou-se com PALMIRA REMONDIM na cidade de Batatais, São Paulo. Juntos, tiveram os seguintes filhos:  Armando Mantovan, Paschoalina Mantovan e Cacilda Mantovan;
  7. MARIA MANTOVAN amigou-se com GIUSEPPE LIVERA na cidade de Batatais, São Paulo. Juntos, tiveram os seguintes filhos:  Arcângelo Livera, Victor Livera, Pedro Livera, Pascoal Livera, Antonio Livera e João Livera;
  8. CAROLINA MANTOVAN casou-se com ANTONIO SACCUCI em 25 de outubro de 1913 na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Juntos, tiveram os seguintes filhos: Augusto Saccucci, Luiz Saccucci, Filomena Saccuci, Helena Saccuci e Pedro Sacuci;

Não foram encontrados registros de casamento, óbito e nem de nascimento de filhos de LOURENÇO MANTOVAN, ADELAIDE MANTOVAN e ELVIRA MANTOVAN.

No registro de nascimento de LOURENÇO MANTOVAN, em 1893, consta que a família estava morando na Fazenda Santa Maria, em Santa Cruz das Palmeiras. À medida que os irmãos se casavam, alguns passaram a viver em Tambaú e Casa Branca, enquanto outros se estabeleceram em Batatais, Ribeirão Preto e Bonfim Paulista.

O sobrenome sofreu várias modificações. O legítimo, conforme registrado na Itália, é Mantovan. No entanto, no Brasil, a grafia foi alterada para Mantovani, Mantuani e Mantoan.

PIETRO GIOVANNI MANTOVAN faleceu em 23 de fevereiro de 1935, na cidade de BRODOWSKI, aos 82 anos. TEREZA SECCO teria falecido com aproximadamente 55 anos, entre 1911 e 1915.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simpatia para Cortar o Medo de Andar da Criança

REGISTROS FOTÓGRAFICOS DA FAMÍLIA LIVERA

Família GARCIA & MIRANDA - IMIGRANTES ESPANHÓIS