HISTÓRIA DA FAMILIA GRAZIA ALGOZINO NO BRASIL

GRAZIA ALGOZINO nasceu em 1841, em AGIRA, ITÁLIA. Casou-se com SILVESTRE ALTAVILLA em 28 de agosto de 1864, em AGIRA, e ficou viúva de SILVESTRE ALTAVILLA em 1894.



Ela veio para o BRASIL em 1902, junto com a família de sua filha ROSA ALTAVILLA, seu filho mais novo FILIPPO ALTAVILLA e seu neto GIUSEPPE LIVERA. Não se sabe a data exata de sua morte no Brasil.


Seu nome sofreu várias modificações ao longo do tempo, aparecendo como GRAZIA ALGOZINO, Gracia Suzina, Gracia Auzina, Gracia Aurzina e Gracia Regina, Orazia Mozzino, Grasia Uzaina, o que dificulta a busca por informações sobre ela.

Resgitro de nascimento de João Morelli

Resgitro de nascimento de João Morelli (Página 2)

Nos registros de nascimento de seus netos, é possível concluir alguns aspectos de sua passagem pelo Brasil. No registro de nascimento de seu neto JOÃO MORELLI, filho de ANGELA ALTAVILLA, consta que ela estava morando em Rifaina em 23 de setembro de 1907. Já no registro de nascimento de sua neta PASQUALINA MORELLI, em 6 de abril de 1910, consta que ela já havia falecido.

Resgitro de nascimento de Pasqualina Morelli

Resgitro de nascimento de Pasqualina Morelli (Página 2)

Provavelmente, após sua chegada ao Brasil em 1902, como sua filha ANGELA ALTAVILLA já estava estabelecida há alguns anos no país, ela foi morar em Rifaina. 

No dia 18 de fevereiro de 2025, em uma pesquisa aprofundada no FamilySearch, encontrei uma indexação com algumas informações indicando o óbito de uma pessoa chamada "Maria Grasia". O registro mencionava os nomes de Silvestre Altavilla, Angela e Rosa, mas o arquivo estava bloqueado, e a única forma de acessá-lo seria visitando um centro do FamilySearch, o que eu fiz.

No documento de "Maria Grasia", constava que o declarante foi Salvador Morelli, seu genro, casado com sua filha Angela Altavilla. Ela faleceu no dia 6 de novembro de 1907, na Fazenda Jaboticabal, na região de Rifaina. Era viúva de Silvestre Altavilla, mãe de Angela, Rosa, Domenica e Filippo, e natural de San Filippo, em Agira. Tinha 65 anos.

Todos os dados coincidiam com as informações de Grazia Algozino, confirmando que o registro era realmente dela.

Foi muito emocionante encontrar esse documento e fechar o ciclo de Grazia, uma italiana da Sicília que veio para o Brasil com suas filhas Angela, Rosa, Filippo e seu neto Giuseppe Livera, em busca de uma vida melhor.  


Registro de óbito de Grazia Algozino - Parte 1

Registro de óbito de Grazia Algozino - Parte 2




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simpatia para Cortar o Medo de Andar da Criança

REGISTROS FOTÓGRAFICOS DA FAMÍLIA LIVERA

Família GARCIA & MIRANDA - IMIGRANTES ESPANHÓIS